“Somos todos do tamanho dos nossos sonhos"

(Fernando Pessoa)

NOSSA HISTÓRIA

Todo mundo pergunta como nos conhecemos, então vamos matar a curiosidade! Nós trabalhamos juntas em um Centro de Convivência de Idosos de 2011 até 2013. Foram dois anos intensos de muita parceria e nos anos que se seguiram continuamos mantendo contato.

Em janeiro de 2017 sentamos para um café e conversar sobre nossas carreiras e projetos para a vida, nossos desejos em comum ganharam corpo, planejamento e junho de 2017 nasce o AtivaMente com nossa primeira Oficina de Estimulação Cognitiva, inaugurando um trabalho de muita dedicação que busca qualidade de vida no processo de envelhece. Tendo como diferencial a escuta e a valorização do grupo como um elemento que promove saúde mental ao enriquecer as relações pessoais e a criação de vínculos.

Nossa outra paixão é  compartilhar conhecimento e contribuir para a prática dos terapeutas que atuam com Idosos. Começamos realizando palestras e workshops em Niterói. A partir da demanda de terapeutas de outros estados começamos a ministrar cursos on-line. E em 2020 nasceu a Assinatura AtivaMente Club para profissionais com conteúdo sobre Estimulação Cognitiva que vai do zero ao avançado.

Somos inquietas e por aqui sempre temos novos projetos nascendo!

Rachel Dias

Eu sou neuropsicóloga e mãe do Miguel, minha trajetória clínica e com idosos se iniciou dentro dos estágios que fiz na faculdade, me formei em 2010 e após a graduação fui buscar mais conhecimento para trabalhar com os idosos.

Pois como todo recém formado saímos com a sensação de não saber nada…rsrsrs

Escolhi realizar o curso de especialização em Psicogeriatria no IPUB da UFRJ. E já na sequência, iniciei o processo para entrar no Mestrado em Saúde Mental, também no IPUB, UFRJ. Ainda cursando o Mestrado, comecei a especialização em Neuropsicologia na USP, sempre focando na minha paixão que é o trabalho com os idosos.

Em conjunto com os estudos sempre estive atuando clinicamente. E que sorte a minha! Porque sabemos que na hora da prática tudo é diferente. E os cursos em gerais, não dão a teoria junto com a prática. Isso foi importante para ser o diferencial na hora de compartilhar o conhecimento e experiência que adquiri nesses anos.
Todos os nossos materiais são feitos com o direcionamento de trazer o teórico entrelaçado com a prática do dia a dia.

A teoria você pode encontrar em qualquer lugar, mas juntar as peças desse quebra-cabeça é um trabalho árduo que aprendi fazendo. Então essa sou eu, sempre preocupada em falar de teoria com o olhar da vida como ela é.

Shayenne Torres

Eu me formei em psicologia em 2008 e entrei na faculdade com a certeza de que iria atuar com RH …rsrsrs
Ao longo dos estágios escolhi o setor de cínica infantil e o início da minha trajetória profissional se deu atuando com crianças. Por isso minha primeira especialização foi em Psicanálise Infantil pela Santa Casa.
 
Quando estava trabalhando na Pestalozzi fui convidada a atuar, também com a terceira idade, a partir desse momento fui direcionando meu olhar para esse público, descobri uma nova paixão. Na sequência me especializei em Psicopatologia pelo IFSM e em Gerontologia pela UFF. Assim fui de uma ponta a outra, como dizem por aí de 8 para 80…rsrsrs
 
Trabalhar no Centro de Convivência de Idosos por 6 anos foi uma grande escola em vários sentidos. Desde o manejo com os diferentes perfis cognitivos, desenvolver um trabalho junto aos familiares e coordenar as Oficinas pensando atividades para todos os dias da semana articulados com equipe multidisciplinar. Aprendi na marra a importância de planilhas, cronogramas e planejamento a longo prazo de atividades, para nunca mais ir dormir pensando qual atividade aplico amanhã…rsrs
 
Viver a coordenação do centro dia me fez crescer no leque de possibilidades de recursos, manejos e intervenções. Essa sou eu atrelando muita criatividade com raciocínio clínico.