No Brasil em reconhecimento a importância do envelhecimento populacional surge em 1994 através da lei número 8.842 a Política Nacional do Idoso objetivando assegurar os direitos sociais do idoso, criando condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade e estabelecendo a idade cronológica de sessenta anos para caracterizar o idoso.

O processo do envelhecimento é um fenômeno comum a todos os seres vivos, contudo não possui um marcador biológico, e a fase da vida que classificamos como velhice é categorizada pela idade de sessenta anos, idade esta que marca o inicio da aposentadoria.

Comemora-se o Dia do Idoso em 01 de Outubro, essa data marca o dia em que a Lei N°10.741 (Estatuto do Idoso) entrou em vigor no ano de 2003. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), até 2025 o Brasil será o sexto país do mundo em número de idosos. O envelhecimento da população é uma das maiores conquistas da humanidade e também é um dos nossos grandes desafios

A criação do Estatuto do Idoso em 2003 estabeleceu os direitos dos idosos, como a prioridade em alguns serviços e a garantia de acesso à saúde, alimentação, educação, cultura, lazer e trabalho.

Ressaltamos que a velhice não é uma etapa da vida que irá ocorrer sempre da mesma forma, pois cada um irá apresentar um processo de envelhecimento distinto. À medida que um indivíduo envelhece, sua qualidade de vida é fortemente determinada por sua habilidade em manter autonomia e independência.

Psicólogas e Coordenadoras do AtivaMente:

Rachel Dias CRP 05/40363                                                                                                                                                       Shayenne N.Torres CRP 05/37482

Contato: (21) 99876-1145 / 98272-9141